Banner Desentupimento

Sua Calha está entupida, o que fazer?

Quanto Custa o Serviço de Desentupimento

Você já teve problema com calha entupida? Pois bem, isso é algo comum e que acontece em diversos lugares. Quando acontece esse entupimento, a água não consegue desviar e cair no local correto, oferecendo alguns transtornos. Sendo assim, veja o que fazer nesses momentos.

Calha Entupida

Sabemos que algum local entupido acaba gerando diversos problemas, principalmente quando o assunto é calha. Afinal, quando está entupida a água pode transbordar para os lados e gerar uma série de problemas na sua residência.

Esse problema pode acabar atingindo móveis, gerando mofo, bolor e muito mais. No entanto, poucas pessoas sabem como resolver esse problema. Por esse fato, veja o que fazer com calha entupida.

Leia a seguir:

  • Quais são os sinais de uma calha entupida?
  • Como limpar a calha do telhado?
  • Como escoar a água da calha?
  • Como limpar calhas de PVC?
  • O que acontece quando a calha entope?
  • Como desentupir calha?

Quais são os sinais de uma calha entupida?

Uma calha entupida passa a ter diversos problemas. Desse modo, é muito mais fácil saber quando está nessa situação. Entre os principais sinais que podem apresentar, são:

  • Água derramando dos lados

Se você notar que a sua calha está transbordando dos lados como uma cachoeira, é sinal de que possui algo de errado e pode ser entupimento. 

Pois a obstrução do local acaba forçando para que a água caia para os lados e não permite que o fluxo aconteça da forma correta.

  • Manchas no revestimento ou teto

Identificar manchas no revestimento ou teto, significa água parada no sistema da calha. Desse modo, pode ser que esteja com problema de entupimento.

  • Se a calha cair

Se a calha da sua residência cair, também pode ser por conta de entupimento e o peso de detritos, como folhas, galhos e muito mais podem ter ajudado a cair. 

Como limpar a calha do telhado?

Agora que você já sabe quais sinais de uma calha entupida, saiba que você também precisa limpar esse local. Mas afinal, como fazer essa limpeza? Pois bem, o mais indicado é que você recorra a uma mangueira de alta pressão. 

Essas mangueiras são ideais para remover sujeiras que ficam impregnadas na superfície e fazer com que a passagem nas calhas fique livre. A mangueira deve ser usada para lavar toda a superfície interna da calha.

No entanto, o mais indicado é que você contrate uma empresa desentupidora para realizar esse serviço. Afinal, essas empresas possuem equipamentos e profissionais preparados para realizar esse tipo de limpeza.

Como escoar a água da calha?

Para que a sua calha possa oferecer uma água mais limpa, é importante que você instale um filtro entre o sistema de calhas e também no reservatório. Isso evita o acúmulo de detritos, como por exemplo, folhas, galhos, pedriscos e muito mais. 

Já para escoar a água do reservatório, é importante que você conte com uma mangueira ou bomba d’água. Tudo vai depender da localização do seu reservatório.

Como limpar a calha de PVC?

Visto que a calha entupida causa diversos transtornos, manter limpa é essencial. Sem contar que garante mais tranquilidade e evita qualquer tipo de problema. 

Desse modo, se você deseja limpar a sua calha, é importante que antes de qualquer coisa, você retire o excesso de sujeira no local com a mão ou uma vassoura. Afinal, o local pode ficar com diversas folhas, galhos e muito mais. 

Em seguida, você pode fazer a lavagem com a mangueira, para remover todos os resíduos que ficaram na calha. Já em casos de mofo, o mais indicado é que você esfregue com uma escova de limpeza para que o local tire todo o mofo ou bolor.

Fazer a limpeza da calha não é nada fácil e requer diversos materiais, equipamentos e principalmente escada. Afinal, essas calhas costumam ficar em locais altos. Por esse fato, contar com a ajuda de profissionais para fazer essa limpeza é o mais indicado.

O que acontece quando a calha entope?

Afinal, o que acontece quando uma calha entope? Pois bem, quando acontece o entupimento de qualquer lugar, seja de uma pia, ralo ou vaso, é porque existe algo, seja um objeto, resíduos e sujeiras que acabam obstruindo o local de passagem.

Então, significa que uma calha entupida é sinônimo de impurezas ou resíduos que estão obstruindo uma determinada parte. Isso impede que a água faça o seu recurso normal. 

Quando esse local não é desentupido e a água não consegue passar, acaba ficando um acúmulo de água, chega um momento que todo esse líquido começa a transbordar.

Como a água não tem para onde passar, ela vai transbordando para os lados e oferecendo diversos problemas na sua residência. Afinal, essa água acaba passando pela parede, oferecendo infiltração, mofo e entre outros problemas.

Como desentupir calha?

Sabemos que calha entupida é um problema que pode ser resolvido com muita facilidade. Para isso, separamos o que você vai precisar e como deve ser feito esse processo para evitar possíveis transtornos.

Conte com uma colher de pedreiro

Uma simples espátula ou colher de pedreiro já pode ajudar a desentupir essa calha. Com esse equipamento você já consegue tirar todos os objetos ou detritos que estejam obstruindo a passagem da água.

Desse modo, você deve passar a espátula por toda a extensão da calha. Mas cuidado para não danificar o material ou causar furos. Então, o mais indicado é que você faça sem pressa e em dias ensolarados.

Uma mangueira de alta pressão

Você também pode contar com a ajuda de uma mangueira de alta pressão para fazer essa limpeza. Mas tudo depende da altura da sua calha e também da possibilidade de enfiar uma mangueira na tubulação para fazer a limpeza.

Como evitar o entupimento da calha?

Evitar calha entupida é essencial para que você não tenha grandes transtornos. Por esse fato, o mais indicado é que você faça uma limpeza a cada estação, para garantir que nenhum galho ou folha irá prejudicar a passagem da água. 

Estou com a calha entupida, mas não sei como desentupir, o que devo fazer?

Se você está com a calha entupida e não consegue realizar o desentupimento sozinho, não se preocupe, conte com a ajuda de uma empresa desentupidora. 

A ProRooter pode ajudar você com esse desentupimento e garantir que a sua calha volte a funcionar normalmente.

Autor Deste Artigo : Elaine Santos
Por: Redação

FacebookTwitterYoutubeInstagram
Desentupidora PROrooter © Copyright 2022
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Enviar