desentupimento com máquinas
desentupimento com máquinas

Desentupimento Caixa de Esgoto

A Caixa de de esgoto é uma das partes mais importantes do esgoto residencial, pois serve para facilitar a análise de dejetos sólidos e líquidos dentro das tubulações. 

Em imóveis residenciais, o esgoto pode ser muito longo e ter apenas uma caixa central não é o ideal, mas sim, ter várias caixas de esgoto, pois dessa forma, é mais fácil fazer a limpeza e possíveis desentupimentos. 

Para entender melhor o que é a caixa de inspeção, sua função e como é feito o desentupimento da caixa de esgoto, confira neste post. 

Desentupimento Caixa de Esgoto
Desentupimento Caixa de Esgoto

O que é caixa de inspeção de esgoto

Caixa de inspeção de esgoto é um compartimento feito de alvenaria ou PVC e que recebe o esgoto dos banheiros e lavanderia, por exemplo.

Essa caixa de inspeção tem a função de receber todos os dejetos dos ambientes úmidos da residência e facilita muito na hora de possíveis problemas como os entupimentos de esgoto

Em uma casa, é comum ter no mínimo duas ou 3 caixas de inspeção de esgoto, sendo uma na entrada do imóvel, geralmente maior, uma no meio e outra no fim da propriedade. 

É comum a utilização de caixas de inspeção em residências nas cidades, mas em algumas regiões rurais, pode haver caixas desse tipo, para facilitar a limpeza e desentupimentos de fossa séptica

Como desentupir caixa de passagem de esgoto

A caixa de passagem de esgoto pode ser uma caixa de inspeção, porém, geralmente tem algumas diferenças, como filtros que servem para evitar que detritos sólidos passem pelo esgoto. 

Como a caixa de gordura, a caixa de passagem de esgoto precisa de limpeza e manutenção periódica para evitar qualquer tipo de transbordamento por causa de entupimentos. 

Para isso, porém, o indicado é sempre solicitar o auxílio de um profissional como uma desentupidora especializada

Estas empresas têm os equipamentos e profissionais preparados para fazer a higienização correta e sem oferecer riscos a saúde de sua família. 

O que fazer quando o esgoto entope

Quando o esgoto de sua casa entope, antes de chamar uma desentupidora, observe os sinais e a extensão do entupimento.

Os 7 sinais mais claros de um esgoto entupido são:

  1. Água que não escoa nos ralos;
  2. Retorno de dejetos pelo vaso sanitário, pia e ralos;
  3. Cheiro desagradável;
  4. Vaso sanitário que não escoa a sujeira nas descargas;
  5. Água que aumenta de volume no vaso;
  6. Aparecimento de insetos e outras pragas, atraídas pelo mau cheiro dejetos que podem estar expostos;
  7. Umidade em alguns locais do piso ou jardim.

Estes sinais podem acontecer juntos ou isolados, porém, em geral, o difícil escoamento da água e o mau cheiro são percebidos com mais facilidade.

Se ainda houver escoamento, mesmo com dificuldade, é possível que o entupimento seja superficial. Nesse caso, algumas dicas podem ajudar a eliminar o problema sem ajuda profissional:

  • Utilize uma mangueira com boa pressão de água ou lavadora doméstica de pressão para empurrar os detritos que entopem os canos;
  • Tente a solução de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e sal, com o suco de um limão + a mesma quantidade de vinagre. Jogue tudo nas tubulações e deixe agir por até 10 minutos. Por fim, coloque água quente e aguarde 30 minutos. Caso seja necessário, repita o processo;
  • Use um arame por volta de 1 metro e que seja resistente, porém, que seja fácil de virar na ponta e coloque no ralo da pia. Fios de cabelo, restos de sabonete e até acúmulo de sabão podem dificultar a passagem da água e este método ser suficiente.

Como desentupir cano de esgoto com curvas

Os canos retos são sempre mais fáceis de limpar e desentupir, porém, quando o cano de esgoto tem curvas, é preciso uma atenção especial.

Se o entupimento é superficial, ou seja, ainda a água escoa mesmo com dificuldade, todas as medidas descritas no último tópico podem ser feitas e com certeza haverá o desentupimento. 

Principalmente o uso da mangueira e do bicarbonato, é possível o desentupimento e higienização do cano. 

Outra medida é utilizar um desentupidor de borracha que através da sucção, movimenta o que estiver entupindo e faz com que o ar e a força da água empurrem o detrito.

Como descobrir onde fica a caixa do esgoto

Alguns imóveis, em especial os mais antigos ou que numa reforma, foi feito no piso em cima das tampas das caixas  de esgoto, podem dificultar o encontro da caixa e em entupimentos.

Nesse caso, é preciso que o morador esteja ciente da necessidade de quebrar o piso no local da caixa de inspeção, mas o que fazer para evitar quebrá-lo por completo apenas para encontrar onde se situa a caixa?

Nesse caso, é preciso contratar um caça vazamentos, profissional especializado que possui equipamentos como o geofone e a vídeo inspeção, que fazem uma varredura no local até encontrar a caixa. 

Qual a diferença de caixa de esgoto e caixa de gordura

Assim como a caixa de passagem não é o mesmo que a caixa de inspeção, já que possui filtros e uso que visa tornar a água do esgoto mais limpa e fluida, evitando entupimentos, a caixa de gordura também tem uma função a parte. 

A caixa de gordura é uma caixa que deve ser instalada próxima a cozinha, precisamente no cano de esgoto da cozinha, e serve para receber toda sujeira da pia como restos de alimentos e principalmente gordura usada.

O óleo de cozinha, se for descartado no esgoto, pode colar nos canos e formar uma placa endurecida, que acaba aumentando com o tempo e, consequentemente, obstruindo a passagem da água. 

Para evitar isso, a caixa de gordura evita que o óleo entre em contato com o esgoto comum e dando passagem apenas para água. 

Para continuar sua eficácia, é vital que haja limpeza regular, pois quando entupida, pode transbordar ou fazer a sujeira retornar na cozinha, além do mau cheiro. 

A Caixa de inspeção é própria do esgoto completo, servindo para facilitar a manutenção e sendo um deposito dos ramais dos banheiros, cozinha, ralos e lavanderia.

Como limpar rede de esgoto

A rede de esgoto para ser limpa e evitar entupimentos, deve, antes de qualquer coisa, haver uma mudança de hábitos dos moradores. 

Primeiramente, não descarte lixo de nenhuma espécie no esgoto residencial. O Brasil não possui um sistema de tratamento de esgoto eficiente o suficiente para suportar lixo como gordura ou detritos como papéis higiênicos e absorventes nas tubulações, algo comum em países da Europa. 

É necessário que nós brasileiros, descartemos o lixo numa lixeira e se caso houver caixa de gordura, contar com seu uso para o óleo usado e restos de alimentos na pia da cozinha. 

A gordura, por exemplo, pode ser reciclada. Em muitos municípios do país, existem postos de coleta do óleo que utilizam para fabricação de sabão e até de biodiesel, contribuindo com a preservação do meio ambiente. 

Para garantir que os canos fiquem sem qualquer tipo de entupimento, utilize a solução de bicarbonato de sódio descrito no tópico “o que fazer quando o esgoto entope” uma vez por semana. 

Essa solução, além de remover pequenos detritos, principalmente mais leves e amolecidos, ainda higieniza e o limão, auxilia no odor das tubulações. 

Quanto custa serviço de desentupimento

A Caixa de esgoto necessita de auxílio imediato em caso de entupimentos, por isso, é vital que você busque todas as saídas possíveis para evitar o problema.

Quando o entupimento já se instalou e nenhuma medida caseira tem sido eficaz para resolvê-la, chame a Pro Rooter para te auxiliar. 

A empresa é uma desentupidora especializada, com profissionais capacitados e experientes, que utilizam equipamentos modernos e ágeis para executar serviços de desentupimento com mais eficiência.

Preço baixo, qualidade e garantia de verdade é com a Pro Rooter. Entre em contato agora e conheça nossos serviços, disponíveis 24 horas para você. 

Quanto Custa Desentupir uma Caixa de Esgoto?

Desentupir uma caixa de esgoto pode ser uma tarefa desagradável e inconveniente, mas é algo que eventualmente precisamos fazer.

Quando uma caixa de esgoto está entupida, ela pode causar vazamentos, mau cheiro e até mesmo danificar a estrutura do encanamento.

Por isso, é importante resolver o problema o mais rápido possível.

O custo de desentupir uma caixa de esgoto pode variar dependendo da complexidade do entupimento e da localização do problema.

Geralmente, os serviços de desentupimento são cobrados por metro linear, ou seja, pelo comprimento da tubulação que precisa ser limpa. Em média, o custo por metro linear começa a partir de R$79,90.

No entanto, é importante lembrar que o custo final do serviço pode variar dependendo de alguns fatores, como a gravidade do entupimento e a necessidade de equipamentos especiais para limpar a tubulação.

Antes de contratar um serviço de desentupimento caixa de esgoto, é importante pesquisar várias opções e solicitar orçamentos detalhados para comparar os preços.

Certifique-se de que a empresa escolhida seja confiável e que tenha experiência no ramo de desentupimento.

É essencial contratar um profissional qualificado para evitar danos ao encanamento e garantir que o problema seja resolvido de forma eficaz.

Em resumo, o custo para desentupir uma caixa de esgoto começa a partir de R$79,90 por metro linear, mas pode variar dependendo da complexidade do entupimento e da necessidade de equipamentos especiais.

É importante contratar uma empresa de desentupimento confiável e qualificada para garantir que o problema seja resolvido de forma segura e eficiente.

FacebookTwitterYoutubeInstagram
Desentupidora PROrooter © Copyright 2022
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Enviar