Banner Desentupimento

Como Desentupir o Esgoto com Soda Cáustica

Quanto Custa o Serviço de Desentupimento

Entupimentos de esgoto são problemas comuns que podem ocorrer em qualquer residência ou estabelecimento público e comercial.

Geralmente, começa com o acúmulo de sujeira nos canos e esses detritos podem ser desde lixo comum e orgânico, como restos de alimentos, a gordura, proveniente de óleo usado na cozinha.

Com a obstrução das tubulações, vem o mau cheiro, ralos e vaso sanitário com esgoto retornando, além do aparecimento de insetos e o risco a doenças.

Para evitar isso, é necessário buscar ajuda para haver a desobstrução, porém, uma das saídas buscadas por muitas pessoas é através da soda cáustica.

O produto que é facilmente encontrado em supermercados, promete dissolver qualquer tipo de coisa que esteja obstruindo as tubulações, mas, afinal, ele é mesmo eficaz?

Neste artigo, conheça a fundo a Soda Cáustica, todo seu poder para desentupir canos e os perigos e malefícios que o produto pode causar nas tubulações e para sua saúde. Descubra formas mais seguras para desentupir o esgoto e onde encontrar o melhor auxílio profissional. Confira. 

Desentupimento Soda Cáustica

O que é a Soda Cáustica?

A Soda Cáustica é um composto químico com nome oficial de Hidróxido de Sódio (NaOH). Ele é a base de muitos produtos que utilizamos no dia a dia, como papel, alguns tipos de alimentos e detergentes.

Corrosiva, a Soda Cáustica é muito utilizada para dissolver gordura de tubulações e desobstruir canos, com uso tanto líquido como em pó.

É um composto químico de fácil reação a vários tipos de produtos e principalmente com a água. Por seu poder corrosivo, seu uso deve ser cuidadoso, já que oferece riscos à saúde e à vida. 

O que a soda cáustica corrói?

Em residências, a soda cáustica é indicada para entupimentos de menor gravidade, geralmente obstruções localizadas em apenas um local.

Em um ralo, por exemplo, que esteja obstruído e outras medidas não resolveram o problema, como tentar retirar a sujeira com um arame ou utilizar um desentupidor de borracha, a soda pode ser eficaz.

Ao ser adicionada no ralo e em contato com a água, o hidróxido de sódio sofre uma reação química de superaquecimento e destrói qualquer tipo de detrito ou dejeto que estiver obstruindo o ralo.

O hidróxido de sódio pode corroer gordura velha incrustada, folhas e papel, além de restos de alimentos entre outros dejetos.

O que é melhor diabo verde ou soda cáustica?

O nome Diabo Verde é a nomenclatura fantasia dado a um produto que sua base é a Soda Cáustica, portanto, são o mesmo produto.

Diabo Verde acabou ficando conhecido, por ser umas das marcas mais famosas nesse quesito e das primeiras a apresentar o produto químico com mais variedade, seja líquido ou em pó, além de orientar quanto aos cuidados durante a utilização. 

O que é Soda Cáustica

Como preparar soda cáustica para desentupir esgoto?

O hidróxido de sódio é feito pela reação de cloreto de sódio e água na presença de um catalisador ácido. A reação ocorre em duas etapas, primeiro produzindo hidróxido de sódio e gás hidrogênio, seguido pela formação de água e gás cloro.

Existem três maneiras principais de usar soda cáustica para desentupir uma linha de esgoto:

  1. Despeje nos ralos internos e externos: Despeje uma pequena quantidade de soda cáustica no ralo. Isto irá dissolver as partículas de resíduos em uma solução que pode então ser lavada;
  2. Coloque-o em um vaso sanitário entupido: Descarte 1/2 xícara de soda cáustica em um vaso sanitário e misture com 4 galões de água. Descarte a solução (ou despeje no ralo) e lave com água;
  3. Despeje na pia da cozinha, banheiros ou lavanderia: Coloque 1/2 xícara de soda cáustica em cada sifão e deixe por 20 minutos antes de enxaguar com água. A soda cáustica é usada de maneira semelhante. 

Como potencializar a soda cáustica?

Em contato com a água, a Soda Cáustica sempre terá uma reação exotérmica, ou seja, irá aquecer significativamente, chegando até 100 graus. 

Para potencializar a limpeza e desobstrução dos canos, a dica é depois de colocar a soda nas tubulações, aguardar alguns minutos e colocar água quente.

Lembramos que esse tipo de ação pode ser perigoso, já que a soda aquece naturalmente em contato com a água em temperatura ambiente. Sempre que o entupimento estiver muito complexo, solicite auxílio de uma desentupidora especializada

Por que a soda cáustica esquenta em contato com a água?

Como dito no tópico anterior, a Soda Cáustica é um exotérmico, produto químico que em contato com a água, sofre a reação da eletrólise e ainda, tem ação do sódio e do cloro, o que potencializam por si só a soda.

Por esse motivo a manipulação do produto é tão perigosa, pois a soda em contato com a água, pode causar queimaduras e sérias irritações na pele e nos olhos. 

Já o cloro, exala odores tóxicos que junto com a soda e conduzido pela água, pode causar desde falta de ar até asfixia, levando a morte ou causando sérios riscos pulmonares.

Pode jogar soda cáustica no cano de PVC?

Sim, porém, o indicado é que o uso da soda cáustica não seja regular. Um dos motivos, é justamente seu superaquecimento em contato com a água, citado anteriormente. 

Este aquecimento, pode não apenas corroer a sujeira, mas em canos PVC mais antigos, pode causar furos e provocar vazamentos, tornando o problema ainda pior. 

A corrosão causada pela soda leva a um aumento na liberação de metais pesados nos sistemas hídricos. 

Em particular, o hidróxido de sódio libera chumbo na água potável. Isso pode ser atribuído à dissolução de tubulações de chumbo em sistemas de água (particularmente aqueles que são mais antigos).

Como amolecer soda cáustica?

Apesar de eficiente em pequenos entupimentos, o hidróxido de sódio não é indicado para uso recorrente e muito menos em entupimentos que estejam ocorrendo em toda casa.

A soda em contato com a água aquece e pode tornar a gordura nos canos mais amolecida, porém, ao se resfriar e com o tempo de uso repetido, pode haver uma mistura de ambos os elementos e haver uma obstrução ainda maior do esgoto.

Quando a soda cáustica não desentupiu o cano, mas causou uma obstrução ainda maior, não existe nada que possa ser feito, pois com o esgoto completamente entupido, é necessária a solução profissional com equipamentos e técnicos qualificados para resolver o problema. 

Conte com os serviços de desentupimento da ProRooter, que oferece desobstrução e limpeza total do encanamento, com qualidade, preço e atendimento pontual 24 horas e 7 dias na semana. Entre em contato agora e faça seu orçamento.  

Autor Deste Artigo : Elaine Santos
Por: Redação

FacebookTwitterYoutubeInstagram
Desentupidora PROrooter © Copyright 2022
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Enviar